DURANTE A QUIMIOTERAPIA, NUTRICIONISTA RECOMENDA NÃO INGERIR BEBIDAS ALCOÓLICAS E GASOSAS NEM RICAS EM CAFEÍNA

DURANTE A QUIMIOTERAPIA, NUTRICIONISTA RECOMENDA  NÃO INGERIR BEBIDAS ALCOÓLICAS E GASOSAS NEM  RICAS EM CAFEÍNA

Durante a quimioterapia, os coquetéis de remédios para tratamento sistêmico e combate às células cancerígenas costumam fragilizar o organismo do paciente.

Essa fragilidade pode causar efeitos colaterais como náuseas, vômitos, diarreia e falta de apetite. Costuma-se, também, haver alterações alimentares.

Nesse processo, muitos pacientes se queixam e sofrem principalmente com náuses e vômitos. Por isso, recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas, gasosas nem ricas em cafeína.

E para ajudar nessa etapa difícil, indica-se a ingestão de alimentos líquidos calóricos e com maior valor nutricional como leite, iogurte, vitamina de fruta, entre outros.

Por isso, a alimentação saudável e correta é, sem sombras de dúvidas, uma aliada poderosa para a recuperação junto com a terapia farmacológica.

Para evitar a sensação de mal-estar, recomenda-se alguns cuidados como a ingestão de frutas, verduras e legumes; beber água em abundância; fracionar as refeições, com a alimentação de 3 em 3 horas

Em publicação para a Revista virtual Viva Saúde, mantida no Portal UoL, a gerente de nutrição Suzana Lima - do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, elaborou um quadro com os principais efeitos colaterais e as melhores dicas para evitá-los e combatê-los.

Acesse o quadro, clicando aqui: https://goo.gl/5fPxfQ


Veja Também

PACIENTES COM CÂNCER TÊM NO LAUDO MÉDICO UM DIREITO INALIENÁVEL

14/11/17

  Muitas pessoas com câncer desconhecem seus direitos e não sabem de que forma pode garanti-los. Na batalha diária contra a doença, o que o paciente mais pode fazer &e

PARA EVITAR DIARREIA DURANTE O TRATAMENTO DO CÂNCER, O PACIENTE DEVE OPTAR POR ALIMENTOS OBSTIPANTES

08/11/17

Os medicamentos são fundamentais para combater as células malignas e para regredir ou até mesmo eliminar o câncer. Mas, os remédios não são os ún

PACIENTES COM CÂNCER PODEM SER AFETADOS COM DISTÚRBIOS DO SONO

24/10/17

Geralmente, no decorrer da vida, você tem muita facilidade para dormir e nenhum problema com o sono. Até que recebe o diagnóstico de câncer, e o que não poderia ser mu


Todos os direitos reservados @2017