A doação de sangue é, muitas vezes, essencial para o tratamento do câncer. Você sabia?

30 de junho de 2018

Com o final do mês de junho, o projeto Navegação de Pacientes também encerra a sua pequena campanha de conscientização para doação de sangue focando na relevância do gesto de solidariedade para o tratamento do câncer.

Ao longo deste mês, para celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, lembrado em todo o mundo no dia 14 de junho, trouxemos informações de qualidade e numa linguagem acessível a todos com o objetivo de ampliar a consciência das pessoas.

Tematizamos os tipos sanguíneos e a importância de cada indivíduo conhecer o seu grupo; os doadores e receptores de cada grupo e seus fatores RH; os critérios de aptidão para doar; os bancos de doação em Sergipe; como o sangue é manipulado antes da transfusão sanguínea; e as utilidades do sangue doado.

SANGUE DOADO PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER
Agora é hora de finalizar a campanha com a essencialidade do sangue doado para o tratamento do câncer. Afinal de contas, transfusões de sangue não só beneficiam em casos de urgências e acidentes, mas também para o tratamento oncológico, sendo recorrente para os casos de leucemia.

A grosso modo, o sangue doado pode servir para diferentes etapas do tratamento oncológico. Numa cirurgia para remoção, dissecção ou ressecção de tumores, por exemplo, ele é utilizado para repor o sangue perdido pelo paciente ou para compensar taxas deficientes.

Durante a quimioterapia – tratamento sistêmico para matar ou interromper o crescimento acelerado de células cancerígenas –
toda célula que se duplica rapidamente é destruída (a exemplo das células da médula óssea, do sistema gastrointestinal e capilares).

Assim, a produção de sangue também é afetada. Os níveis das plaquetas baixam muitas vezes e a transfusão de sangue pode ser necessária não só nas cirurgias, mas ao longo do processo de quimioterapia e, sobretudo, nos casos de transplante de medula.

Fazer parte dessa corrente é um ato de amor ao próximo. Vamos juntos aumentar o estoque de sangue nos bancos de doação!