Alimentos ácidos, picantes ou muito temperados podem agravar feridas na boca decorrentes do tratamento oncológico

18 de Maio de 2018

A quimioterapia e a radioterapia são tratamentos altamente eficazes para combater a maioria dos tipos de cânceres. Em geral, esses tratamentos também provocam alguns efeitos colaterais. Dependendo do local e do tipo de tumor e da dose das medicações, as reações podem ser temporárias ou permanentes. Alguns sintomas, quando não tratados imediatamente, podem prejudicar inclusive a saúde da boca, deixando-a mais sensível.

Apesar de cada paciente responder de maneira diferente tanto à quimioterapia como à radioterapia, alguns efeitos adversos são comuns: a sensibilidade nos dentes, na gengiva e na mucosa da boca é uma das reações principais. As queixas mais frequentes dão conta para a perda do paladar, xerostomia (boca seca), candidose (infecção por fungos) e, principalmente, o surgimento de mucosite (feridas na boca).

Para esta última queixa, por exemplo, a Nutrição Oncológica recomenda evitar a ingestão de alimentos ácidos, picantes e muito temperados para não agravar as mucosites que são reações bastante comuns durante o tratamento oncológico convencional. Neste caso, o melhor é optar por refeições pastosas e de fácil mastigação. Além disso, mastigar os alimentos lentamente e com cuidado; diminuir a quantidade de sal tanto no preparo quanto nas refeições e evitar a ingestão de alimentos secos e duros.