Durante a radioterapia é recomendável que os pacientes tomem banho em água morna para evitar reações adversas

6 de Abril de 2018

Durante o tratamento da radioterapia, recomenda-se ao paciente oncológico redobrar a atenção e os cuidados com a pele. Em geral, o médico radioterapeuta já prescreve alguns produtos para o paciente utilizar nas áreas de aplicação da radiação. Mesmo com essa recomendação médica, algumas dicas e conselhos já compartilhados por pacientes são bem importantes. Uma dica valiosa é tomar banho de água morna e evitar os banhos de água muito quente e muito fria. 

Existem outros conselhos igualmente importantes, por exemplo: proteger a pele do sol para evitar queimadura solar na pele irradiada; manter a pele sempre hidratada; procurar sempre a sombra e cobrir o corpo sempre que necessário; só usar os produtos recomendados por seu médico; usar roupas folgadas; não esfregar nem esfoliar a pele; não usar maquiagem, perfume ou desodorante na área tratada; não usar bolsa de gelo na região irradiada.

Se a região a ser tratada for a cabeça ou o pescoço, normalmente não é a pele que vai sofrer, mas a boca e a garganta. Boca seca e dor na garganta são as reações mais comuns. O mais simples dos tratamentos para conter esse efeito é o gargarejo com bicarbonato de sódio, muito utilizado por pacientes em quimioterapia quando há feridas na mucosa bucal. Sendo a irradiação na pelve, o recomendado é usar roupa íntima de algodão.

Ao apresentar ou persistir reações mais graves e intensas, o melhor a fazer é procurar o seu médico imediatamente.

Fonte: Instituto Oncoguia