SUS amplia imunização contra o HPV para prevenir e erradicar alguns tipos de câncer

16 de Março de 2018

O Vírus do Papiloma Humano – HPV é uma infecção sexualmente transmissível que ataca as mucosas oral, genital e/ou anal tanto de homens e mulheres. Existem mais de 200 variações do vírus e, felizmente, a maioria está associada a lesões benignas como o aparecimento de verrugas, que podem ser removidas clinicamente.

A principal forma de transmissão do HPV é pelo contato sexual do tipo oral-genital e genital-genital. Embora de forma mais rara, o HPV pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto ou, ainda, por determinados objetos.

De acordo com a Literatura Científica, existem 12 subtipos de HPV associados aos cânceres de pênis, de garganta e de ânus no homem e de vagina, de vulva (genitália feminina), de ânus e de colo do útero na mulher. No Brasil, quatro subtipos circulam predominantemente e atingem tanto homens quanto mulheres, em maior grau.

Em notícia recentemente publicada pelo Ministério da Saúde, mais de 50% dos jovens brasileiros entre 16 e 25 anos estão infectados com o vírus do HPV e 38,4% dos jovens possuem algum dos quatro subtipos de alto risco para o câncer.

PREVENÇÃO
Após publicação de pesquisa alarmante, o Ministério da Saúde passou a adotar nova regra preventiva para ampliar a imunização contra o HPV. Agora, não só meninas com idade entre 9 e 14 anos, mas também meninos com idade entre 11 e 13 passaram a ser imunizados.

Desde 2014, a vacina quadrivalente contra o HPV é disponibilizada pelo SUS, sendo atualmente a sua forma mais eficaz de prevenção. Ela é capaz de proteger com 98% de eficácia contra os subtipos 6 e 11 (que são de baixo risco e causam verrugas anogenitais) e 16 e 18 (que são de alto risco e estão comumente associados ao câncer de útero).

Além de meninos e meninas, a imunização do Ministério da Saúde tem como foco os transplantados, portadores do vírus HIV de 9 a 26 anos e pessoas com câncer em uso de quimioterapia e radioterapia (ressalvado se estiverem imuno-deprimidas). No caso de pessoas em tratamento de câncer, o mais recomendável é pedir orientação médica antes da imunização. Na rede privada, pessoas de outras faixas etárias também podem ser vacinadas. Uma dose da vacina custa em média R$ 300.

Para se vacinar, basta se dirigir aos núcleos de vacinação na Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência, caso esteja dentro do grupo de imunização estipulado pelo Ministério da Saúde munido de documento de identificação e cartão nacional do SUS, ou procurar o núcleo de vacinação da rede privada. A Vacina contra o HPV é contra-indicada para grávidas, alérgicos, com febre ou com plaquetopenia (taxas baixas de plaquetas).

*Com informações do Ministério da Saúde