Setembro Dourado alerta sobre o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil

31/08/2017

A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO abraça durante os próximos 30 dias a campanha Setembro Dourado com o objetivo de conscientizar a sociedade sergipana sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. A campanha abrange ações educativas e preventivas com a distribuição de laços dourados e de materiais informativos sobre os principais sinais e sintomas da doença.

O câncer infanto-juvenil se refere a grupos de doenças que têm em comum o surgimento e desenvolvimento desordenados de células malignas em qualquer parte do corpo da criança ou do adolescente. Em geral, esse câncer é de difícil diagnóstico, porque seus sinais e sintomas podem ser confundidos com outras doenças.

Perda significativa de peso, aumento do volume abdominal, aumento dos olhos, reflexo branco nas pupilas (olho de gato), anemia inexplicável com ou sem dores nos ossos, febre prolongada mesmo com uso de medicamentos, pneumonia sem cura e dificuldade de engolir alimentos são alguns dos possíveis sintomas.

CÂNCER INFANTO-JUVENIL
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – Inca, o câncer infantil é a primeira causa de mortalidade por doença entre crianças e adolescentes. As estimativas para este ano é de 12,6 mil novos casos de câncer infanto-juvenil em todo o Brasil. Em Sergipe, a estimativa é de 150 novos casos para o mesmo período.

Os fatores da doença são diversos, sendo os principais de causas genéticas e ambientais. Cerca de 70% dos casos da doença podem ser curados se descobertos precocemente e tratados em centros especializados. Os tipos mais frequentes de câncer na infância são, por ordem de incidência, a leucemia, os tumores de sistema nervoso central e os linfomas (câncer no sistema linfático).

SOBRE A CAMPANHA
O “Setembro Dourado” é uma realização da Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC. A confederação possui atualmente 52 instituições filiadas em todo o Brasil. A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO é filiada à confederação e uma das instituições representantes em Sergipe.

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo