Enfermagem

A Associação dos Amigos da Oncologia disponibiliza o Serviço de Enfermagem para os usuários cadastrados na instituição para que estes e seus familiares possam receber orientações sobre os cuidados de saúde necessários no seu cotidiano, especialmente àqueles usuários que se encontram em cuidados paliativos, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

OBJETIVOS:

*Ampliar a assistência prestada aos usuários assistidos na instituição, contribuindo para ações de promoção e de prevenção à saúde, reduzindo algumas sequelas do tratamento oncológico;

*Oferecer aos usuários da AMO, em especial aos que estão fora de possibilidade terapêutica, cuidados paliativos contribuindo para melhor qualidade de vida possível para os usuários cadastrados e seus familiares;

*Possibilitar aos usuários hospedados na Casa de Apoio uma atenção e acompanhamento diário dos seus indicadores de saúde;

*Capacitar os cuidadores para realizarem cuidados diários com os seus familiares;

*Assessorar a Diretoria Executiva na área da saúde.

PÚBLICO-ALVO:

*Usuários oncológicos que são cadastrados na AMO, que necessitam dos serviços e benefícios da instituição;

*Usuários com câncer que fazem tratamento com cirurgias, quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia;

*Usuários oncológicos classificados em cuidados paliativos inseridos no Projeto Cativar;

*Usuários oncológicos que se encontram na fase de monitoramento da doença;

*Usuários e acompanhantes hospedados na Casa de Apoio Anna Garcez;

*Trabalhadores remunerados e voluntariados da AMO.

 

ATENDIMENTO:

a)  Consultório

O atendimento ocorre por demanda espontânea ou por agendamento, inserindo, quando necessário, o usuário em alguns dos projetos coordenados pelo Serviço de Enfermagem, tais como: Projeto Cativar, Projeto Fique de Olho e/ou Projeto Sementes do Cuidado. Em relação aos trabalhadores existe o Projeto AMO Sob Medida, onde anualmente são verificados os indicadores de saúde destes e inseridos no projeto que necessitar de acompanhamento e monitoramento. E como forma de supervisionar a saúde de todos que transitam pela instituição, seja usuário, seja trabalhador, o Setor de Enfermagem acompanha o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) da AMO.

b)  Domicílio

É feito através de visitas domiciliares tanto aos usuários inseridos no Projeto Cativar, quanto aos usuários cadastrados na AMO que necessitem de orientações da Enfermagem, e que apresentam limitações físicas para o atendimento no consultório.

c)  Casa de Apoio

É feito o acompanhamento diário e/ou semanal dos usuários hospedados na Casa de Apoio que estão realizando tratamento com cirurgias, de quimioterapia, radioterapia ou monitoramento da doença, além de orientar seus acompanhantes quanto aos seus autocuidados e o cuidado dos seus usuários.

RESPONSÁVEL:

Odcineide Paulino da Silva é graduada em enfermagem pela Faculdade de Aracaju - Universidade Paulista/Unip e pós-graduanda em enfermagem do trabalho pelo Centro Universitário Internacional/Unninter. Tem curso técnico em enfermagem pela Fundação São Lucas e atua há mais de 12 anos no Hospital de Urgência de Sergipe - Huse.