Fisioterapia

A Associação dos Amigos da Oncologia (AMO) oferece o Serviço de Fisioterapia para mulheres que tiveram ou que estão em tratamento do câncer de mama e para os assistidos oncológicos que se hospedam da Casa de Apoio. A fisioterapia acontece na sede do Complexo Assistencial Luciano Barreto Júnior, que fica na Rua Permínio de Souza, 270, bairro Cirurgia. As sessões de fisioterapia são realizadas semanalmente, de segunda a sexta-feira, a partir das 13:30h. Ocorrendo as terças e quintas-feiras atividades em grupo por meio de uma parceria com a Universidade Tiradentes – Unit, que disponibiliza um professor preceptor e acadêmicos do curso de Fisioterapia para vivenciar experiências práticas em saúde coletiva, juntamente com a área oncológica.

OBJETIVOS:

*realizar atividades em grupo e exercícios para reduzir as limitações do corpo impostas pela intervenção cirúrgica de retirada da mama;

*realizar atendimento individualizado por meio de exercícios para reduzir as limitações do corpo impostas pelo tratamento de radioterapia, quimioterapia ou qualquer outra intervenção cirúrgica;

*realizar com atendimento individualizado ou em grupo alongamentos, exercícios localizados para o fortalecimento muscular do membro superior, drenagem linfática e dinâmicas de socialização.

PÚBLICO-ALVO:

*mulheres mastectomizadas assistidas pela AMO, que fizeram a cirurgia de retirada das glândulas mamárias e de seus anexos, que ficaram com os movimentos dos membros superiores limitados e que não usufruem desse serviço no Sistema Único de Saúde;

*assistidos pela AMO (homem ou mulher, criança, adolescente, adulto ou idoso) que estejam hospedados na Casa de Apoio Anna Garcez e que necessitem do serviço.

JUSTIFICATIVA:

Diante da necessidade dos acadêmicos terem algum tipo de contato com a oncologia,  o grupo de atendimento “Mama”  foi criado com o objetivo de levar o estudo da oncologia para a prática na universidade, uma vez que a fisioterapia deve fazer parte do processo de recuperação da pessoa que tem ou teve câncer. Aqui, a fisioterapia acontece  de forma especial porque muitas dessas mulheres mastectomizadas e que são atendidas pela AMO nunca tiveram acesso a esse serviço.

RESPONSÁVEL:

Maysa Aragão Alves  é graduada em fisioterapia pela Unit (2009). Atua como professora preceptora e como técnica no Centro de Saúde na mesma universidade. Possui especialização em acupuntura pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde – Incisa e, pós-graduanda em Oncologia Multidisciplinar pela Faculdade Pernambucana de Saúde- FPS. E experiência em atendimento domiciliar.