Nutrição

A Associação dos Amigos da Oncologia disponibiliza o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) para elaborar cardápios personalizados, prescrever dietas e oferecer acesso a suplementos e complementos alimentares de acordo com a avaliação nutricional de cada pessoa.

OBJETIVOS:

*Realizar atendimento individualizado e avaliação nutricional por meio de consultas e visitas domiciliares às pessoas com câncer com dificuldade de locomoção e às que se encontram fora da possibilidade terapêutica, quando não há mais respostas ao tratamento curativo e, apenas, os cuidados paliativos podem contribuir com melhor qualidade de vida no processo de finitude.

*Promover educação alimentar e nutricional às pessoas com câncer e seus cuidadores (familiares, amigos ou responsáveis) e aos trabalhadores remunerados e voluntários da associação como forma de auxiliar na preservação de sua saúde física e mental e melhorar o rendimento no dia-a-dia do trabalho.

PÚBLICO-ALVO:

*Pessoas que estão ou tiveram câncer e usufruem dos serviços e benefícios da associação;

*Pessoas com câncer em tratamento hospitalar à base de quimioterapia, radioterapia ou hormonioterapia;

*Clientes do “Projeto Cativar” que tem como proposta oferecer cuidados paliativos e promover melhor qualidade de vida às pessoas com câncer que não respondem mais às terapias convencionais da doença.

*Beneficiados e hóspedes da Casa de Apoio Anna Garcez;

*Trabalhadores remunerados e voluntários.

ATENDIMENTO: a)      Consultório

*realiza diagnóstico nutricional com base nos dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e dietéticos;

*elabora plano alimentar individualizado, considerando os efeitos colaterais do tratamento do câncer (cirurgias, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia, cuidados paliativos);

*incentiva a alimentação saudável e equilibrada por meio de palestras educativas;

*prescreve suplementos nutricionais e complementação com dieta, bem como alimentos para fins especiais, em conformidade com a necessidade de cada pessoa.

b)      Casa de Apoio Anna Garcez

*Planejamento de cardápios específicos para os beneficiados e hóspedes da Casa de Apoio, incluindo orientação para o armazenamento e recepção dos gêneros alimentícios de forma correta, e pensando na racionalização dos custos da casa, na qualidade de seus serviços e no melhor aproveitamento dos recursos existentes;

*Supervisão, Orientação e Treinamento dos trabalhadores remunerados que desenvolvem atividades relacionadas ao serviço de alimentação;

*Promoção de reeducação alimentar e, por inclusão, da alimentação saudável com os colaboradores.

RESPONSÁVEL:

Rafaela Eugênia Arce Dantas é a profissional responsável pelo setor de Nutrição e Dietética da AMO. Ela é Personal Diet, graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Sergipe e pós-graduanda em Bioquímica e Fisiologia da Nutrição pela Universidade Estácio de Sá.