Em reportagem especial exibida no Jornal do Estado, da TV Atalaia, afiliada Rede Record em Sergipe, Waldilene dos Santos, de 40 anos, moradora da cidade de Nossa Senhora do Socorro e assistida pela Associação dos Amigos da Oncologia – AMO conta a sua história de luta contra o câncer de colo do útero. Como muitas mulheres, Waldilene passou três anos sem fazer seus exames ginecológicos preventivos.
Recebeu o diagnóstico do câncer do colo do útero no ano passado, no início da pandemia do coronavírus. Foi logo submetida a uma cirurgia (histerectomia) para retirada do útero no Hospital de Cirurgia e a 25 sessões de radioterapia (braquiterapia) no Hospital João Alves Filho. No final do ano passado, ela concluiu o tratamento e agora está curada.
Além de conhecer a jornada da nossa querida paciente, a reportagem conta com informações de qualidade passadas pelo jornalista e assessor de comunicação da AMO, Jeimy Remir, que ressalta o compromisso da Associação em adotar as medidas da Organização Mundial da Saúde – OMS para eliminar a doença até 2030 e, também, com os esclarecimentos da médica oncologista clínica Laís Daniella Soares sobre os sinais e sintomas, assim como os métodos de prevenção e tratamento do câncer de colo do útero.