O novo Serviço de Radioterapia do Hospital de Cirurgia foi reinaugurado na manhã desta sexta-feira, 28 de janeiro, em solenidade prestigiada por autoridades públicas, por organizações sociais, por profissionais de saúde e pela imprensa sergipana. Além do serviço de radioterapia, tão esperado por toda a sociedade sergipana, a diretoria do hospital inaugurou também o seu primeiro serviço de Ressonância Magnética e reabriu a sua Recepção Histórica com uma homenagem mais que merecida para o fundador do Hospital – o médico visionário Dr Augusto César Leite (in memorian).
SOBRE A RADIOTERAPIA.
Habilitada pelo Ministério da Saúde como uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia – Unacon, o Hospital de Cirurgia voltou a oferecer tratamentos por radioterapia em 13 de setembro de 2021, após desativação de seu serviço em agosto de 2018, e desde então vem ampliando a oferta de tratamento aos pacientes que lutam contra o câncer em Sergipe. Desde a sua reativação, 2.540 sessões foram realizadas em 140 pacientes e 87 desses pacientes já concluíram o tratamento.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Hospital, o novo acelerador linear fabricado pela Elekta é composto por plataforma e softwares de última geração e está disponibilizado nos grandes centros nacionais e internacionais. O acelerador foi adquirido através de Convênio Federal firmado com o Ministério da Saúde e este convênio também contempla a aquisição de aparelhos de Ressonância Magnética e Tomógrafo aplicados em diagnósticos e tratamentos de câncer.
.
Fonte: Hospital de Cirurgia