Os dentistas voluntários da Associação dos Amigos da Oncologia – a AMO – conscientizaram pacientes com câncer e seus acompanhantes sobre a campanha nacional “Maio Vermelho” e sobre a importância da prevenção e do diagnóstico inicial do câncer de boca. A iniciativa ocorreu na última sexta-feira, 24 de maio, por meio de ações educativas e com a distribuição de KITs de higiene bucal (como escova, fio e creme dental).
O câncer de cavidade oral é um dos tipos mais comuns de câncer na população, ocupando hoje a oitava posição entre os tumores mais frequentes no Brasil. O Instituto Nacional do Câncer – INCA – estima para este ano 15.100 novos casos de câncer de boca no Brasil. Esses dados expressivos também indicam que, em Sergipe, a estimativa é de 200 novos casos, para o mesmo período, com destaque para Aracaju, onde se projetam 40 novos casos.
Em ação educativa, os especialistas da Associação alertaram os pacientes, especialmente os homens, sobre a alta incidência da doença no sexo masculino. De forma clara e objetiva, eles explicaram a natureza da doença, as formas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce. A dentista Januária Lima destacou a necessidade de atenção a pequenos ferimentos que demoram a cicatrizar.
“É essencial observar os ferimentos que persistem por mais de duas semanas. Qualquer ferimento, seja uma bolha, mancha, afta, rouquidão, nódulo ou dor persistente, deve ser avaliado por um profissional especialista”, orientou a dentista, que é responsável pelo Serviço de Odontologia da AMO e é capacitada em manejo odontológico e laserterapia para pacientes onco-hematológicos.
(ASCOM/ AMO)