A Liga Acadêmica de Medicina da Universidade Tiradentes – UNIT se uniu com a Associação dos Amigos da Oncologia – AMO para realizarem, em conjunto, encontros de integração com pacientes com câncer. O objetivo da união é aproveitar o ambiente acolhedor presente na organização para desenvolver algumas habilidades nas pacientes e compartilhar com elas experiências positivas.
De acordo com o acadêmico de Medicina Guilherme de Azevedo, membro da LIAMO, proporcionar aos integrantes da Liga Acadêmica boas experiências e práticas da vivência clínica é muito importante. Segundo ele, muitas pessoas têm a ideia equivocada de que os pacientes com câncer estão muito debilitados e tristes, mas a realidade é outra.
“A gente costuma pensar que os pacientes com câncer vão sempre estar debilitados, tristes, para baixo, mas, na verdade, na maioria dos casos, o que vemos é justamente o oposto. Aqui, na AMO, vimos um ambiente acolhedor e que consegue oferecer conforto e alegria para todos. Isso é realmente graticante”, concluiu o acadêmico.
EXPERIÊNCIAS LÚDICAS
Nos dois primeiros encontros, a Liga Acadêmica convidou a artesã Adriana Lyra para realizar uma Oficina Lúdica “Coração Artesão” de Bordado com Papéis. “Me conectei com a Liga Acadêmica através de uma médica que me atendia. Agora, estou aqui oferecendo uma experiência lúdica e muito agradável para todos os envolvidos”, explicou a facilitadora, que também é paciente oncológica.
A paciente assistida Gelza Alves Nunes foi uma das participantes da oficina. “A oficina foi uma terapia incrível. Espero que outras oportunidades como esta surjam logo. Para nós, pacientes oncológicas, após passarmos por momentos tão difíceis, é muito especial participar de atividades como esta”, disse, emocionada, acompanhada da psicóloga da Instituição Dalitha da Hora.