Diferentes grupos de homens (entre pacientes, cuidadores e colaboradores) se reuniram na Associação dos Amigos da Oncologia – AMO para participar de uma palestra especial sobre a saúde do homem com o médico urologista Érico Nepomuceno. O objetivo do encontro foi o de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata e a importância do cuidado diário com a saúde masculina.
De acordo com o médico urologista, a campanha internacional do Novembro Azul destaca a necessidade de realização de exames preventivos para o câncer de próstata e de cuidados diários com a saúde do homem. “Quanto mais cedo for diagnosticado o câncer, maiores são as chances de cura. E se diagnosticado em fase inicial, o câncer de próstata pode ter acima 90% de chances de cura”, alertou o urologista.
SAÚDE DO HOMEM
“A partir dos 50 anos, todo homem deve fazer anualmente o exame preventivo da próstata, a exemplo do toque retal e o PSA. No entanto, recomenda-se a consulta com urologista a partir dos 40 anos. Nesse momento, não só a próstata passa a ser avaliada, mas a saúde do homem como um todo, como o coração, diferentes condições físicas do corpo etc”, orientou o médico urologista.
O médico especialista aproveitou a oportunidade para incentivar os homens para a adoção de hábitos saudáveis como ter uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. “No mês de novembro, damos atenção ao câncer de próstata, mas também a outras doenças que impactam a saúde do homem como as cardiovasculares, em especial o infarto e o derrame. Por isso, é tão importante adotar esses hábitos saudáveis”, finalizou o médico.