PSICÓLOGA DA AMO TRABALHA REPROGRAMAÇÃO DE PENSAMENTOS DISFUNCIONAIS COM PACIENTES COM CÂNCER

16/04/2025

A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO reuniu diversos pacientes com câncer e seus cuidadores para realizar mais uma edição mensal do projeto “Um Ser em Destaque”. O encontro foi uma grande oportunidade para promover uma manhã interativa dedicada à Saúde Mental. Nesta edição do mês, a psicóloga Dalitha da Hora foi responsável pela condução da palestra e ela trabalhou a importância da reestruturação cognitiva como técnica terapêutica para a reprogramação de pensamentos disfuncionais.

Durante a palestra, a psicóloga enfatizou a relevância de cuidar da mente para promover uma vida mais equilibrada, destacando a reestruturação dos pensamentos como uma ferramenta essencial nesse processo. “Conduzi a reestruturação cognitiva trazendo o paciente para o aqui e agora. O foco da palestra não foi discutir a presença ou ausência de transtornos mentais, mas sim promover uma melhor qualidade de vida, potencializando o autocuidado e ajudando cada indivíduo, cada pessoa a se reconhecer”, explicou Dalitha.

OPORTUNIDADE E APRENDIZADO
A assistida Margarete de Lima, que participou do evento, destacou a importância do projeto em sua vida. “As palestras do projeto são simplesmente maravilhosas! Sempre que participo, elas trazem esperança e nos enchem de felicidade. Nesta em específico, aprendi sobre o verdadeiro significado do amor, a importância de receber o amor dos outros e, acima de tudo, a nunca retribuir palavras ásperas quando recebemos algo negativo do próximo”, compartilhou emocionada.

Cleane Barbosa, também assistida da instituição, compartilhou o impacto da palestra em sua jornada pessoal. “Foi muito interessante, gostei muito. Teve uma parte em que ela falou sobre o perdão. Porque tem coisas que a gente não entende. E naquele momento em que ela explicou sobre como e quando a gente está magoada, está triste com alguém e carrega aquela dor, é porque ainda não teve o perdão. Isso foi realmente bem marcante”, afirmou a assistida, bem reflexiva.

Cadastre-se
e receba notícias
e novidades da AMO

    Pular para o conteúdo