Suplementos nutricionais podem ser um excelente aliado para resolver a falta de apetite durante a quimioterapia

2 de Março de 2018

Sem dúvida, a quimioterapia é o tratamento do câncer com mais efeitos colaterais e adversos. A depender do tipo de quimioterapia até o paladar e o apetite podem sofrer alterações. Há pacientes que sentem mais fome e, por isso, comem mais e engordam. E há pacientes que perdem completamente o apetite, diminuindo inclusive massa magra, o que não é recomendado.

Mesmo com os excelentes resultados e a eficácia da quimioterapia, os coquetéis de remédios podem fragilizar o organismo do paciente e causar diversos efeitos colaterais, sendo o mais comum deles a falta de apetite. Em geral, pode haver alterações nos hábitos alimentares, por isso o paciente se recusa muitas vezes a realizar qualquer tipo de refeição. O uso de suplementos alimentares pode ser, portanto, um grande aliado e uma medida muito simples para combater a falta de apetite.

Não à toa, a Medicina confirma a importância da alimentação correta como uma poderosa aliada durante o tratamento do câncer. Em publicação para a revista online Viva Saúde, no portal UOL, a nutricionista Suzana Lima, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, recomenda o acompanhamento por um profissional da Nutrição não só para prescrever uma alimentação saudável, mas também para suplementar essa dieta e repor deficiências nutricionais.

“O importante é não deixar de se alimentar e sempre que possível ingerir frutas, verduras ou legumes, beber água em abundância para hidratar o corpo e fracionar as refeições, de preferência de 3 em 3 horas, assim o organismo irá digerir melhor, além de evitar a sensação de mal-estar sentida ao comer em excesso”, informou a nutricionista em entrevista.

Conheça algumas dicas, aqui.

*Com informações da Revista Viva Saúde/ Portal UOL