A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO recebeu 150 cestas de alimentos que foram doadas para campanha solidária criada e mobilizada por médicos anestesiologistas de Sergipe. A campanha “Prato Cheio, Coração Aquecido” foi uma iniciativa da Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe – a Coopanest SE – com a parceria do Hospital de Cirurgia.
O objetivo principal da ação de solidariedade foi o de reduzir os impactos negativos da pandemia da covid-19 por meio da arrecadação de alimentos não perecíveis e roupas para serem doadas a instituições sociais e a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Entre os meses de maio e junho, a campanha conseguiu arrecadar quase 1 tonelada de alimentos e mais de 400 sacolas cheias de roupas em bom estado de uso.
Em depoimento publicado no perfil da Cooperativa, o médico anestesista Roberto Mellara confirmou o sucesso da campanha pelo número expressivo de itens arrecadados. “O pouco arrecadado é muito para quem mais precisa. A nossa campanha foi um sucesso. A pretensão dos anestesistas cooperados é criar iniciativas semelhantes. A ideia é fazer parceria com outro grande hospital da capital sergipana para nova campanha em setembro ou outubro”, afirmou.
TRANSPARÊNCIA
As 150 cestas doadas somaram 1.950 itens de alimentos. Cada cesta possui 13 itens, a citar: 1 kg de feijão; 1 kg de arroz; 1 kg de açúcar; 1 pacote de macarrão; 1 kg de farinha de mandioca; 500 g de farinha de milho; 1 lata de óleo de soja de 900g; 1 pacote de sal refinado; 1 pacote de tempero colorau; 1 pacote de biscoito cream cracker; 1 goiabada de 300 g; 1 pacote de leite em pó de 200g; e 1 pacote de café em pó de 250g.
Ao receber as doações, em nome dos pacientes com câncer e famílias assistidas, a Diretoria da Associação agradece aos Anestesistas Cooperados e ao Hospital de Cirurgia pela sensibilidade, pela iniciativa e por investirem no social, informando que todos os alimentos doados comporão as cestas distribuídas mensalmente pela instituição e chegarão aos lares dos pacientes oncológicos usuários do SUS com mais necessidade e fragilidade financeira.
ASCOM/ AMO