Há mais de duas décadas e meia, voluntários da Associação dos Amigos da Oncologia – AMO têm se dedicado a oferecer diariamente café da manhã aos pacientes oncológicos e seus acompanhantes que frequentam o Hospital de Cirurgia. Por meio do projeto “Pão Nosso”, esses voluntários se reúnem de segunda a sexta-feira, no centro de quimioterapia e radioterapia, em um ato de solidariedade para proporcionar apoio emocional e alimentos, que nutrem tanto o corpo quanto a alma.
Nesses dias, os voluntários se organizam em equipes para atender todos os pacientes. Cada grupo, com o apoio da AMO, é responsável pela preparação dos cafés e pelo atendimento aos pacientes em tratamento oncológico. Desde sua criação, o projeto tem alcançado um impacto significativo, com mais de 36 mil cafés da manhã servidos somente no último ano e 21.089 cafés no primeiro semestre deste ano. A média mensal é de 3.500 cafés, com cerca de 150 cafés servidos por dia.
AÇÃO DE SOLIDARIEDADE
A voluntária Maria Delma de Almeida relata que faz parte do projeto desde que entrou na instituição. “Participo há 26 anos e aprendo todo dia a valorizar cada minuto de vida. Estar próximo ao paciente é de grande valia para o voluntário que escolheu esse projeto, entre tantos outros que temos na AMO. Não é só levar o pão, o café, o bolo, é conversar, é dar atenção, é dar esperança, é fazer uma oração e mostrar que eles não estão sozinhos. Isso é o que nós fazemos. Nós fazemos com carinho e com atenção”.
A paciente Nazaré Passos, diagnosticada com câncer de endométrio, relata que
o projeto Pão Nosso é uma verdadeira bênção para os pacientes. “A gente vê pessoas que chegam do interior, muitas vezes sem a oportunidade de tomar um café quentinho, sem condições de desfrutar desses pequenos prazeres da vida. E poder oferecer isso a elas, um café da manhã acolhedor, é uma ação extremamente linda. É um trabalho que não tem preço, um gesto de carinho que só faz bem”.
Denise de Jesus, também paciente oncológica, cita que conheceu o projeto quando começou o tratamento. “Conheci o Pão Nosso quando comecei meu tratamento e fiquei encantada! Esse projeto é essencial, o café da manhã oferecido faz toda a diferença. Ele proporciona um acolhimento que faz as pessoas se sentirem mais confortáveis e amparadas. Estou realmente muito alegre e grata por esse cuidado”.