A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO realizou hoje, 3 de setembro, mais uma edição do projeto “Um Ser em Destaque”. A pauta do mês girou em torno da prática regular da atividade física e a sua importância para a qualidade de vida dos pacientes com câncer. A palestra foi facilitada pelo personal trainer Marckson Aruba e o evento contou com a mediação da assistente social Nívia Balbino e do fisioterapeuta Erick Hora.
Durante o encontro, os profissionais destacaram o mito que ainda persiste de que exercícios físicos podem prejudicar o tratamento do câncer. “Estudos já comprovam que a atividade física não prejudica o tratamento. É claro que devemos respeitar o momento do paciente, especialmente se ele estiver com a imunidade muito baixa, o que pode tornar a prática não recomendável. Fora isso, a prática de atividade física é altamente recomendada”, garantiu o fisioterapeuta.
QUALIDADE DE VIDA
O personal trainer Marckson aproveitou a oportunidade para explicar como a prática de exercícios físicos pode melhorar a qualidade de vida e auxiliar durante o tratamento oncológico. “É fundamental praticar atividades físicas regularmente, pois os exercícios podem reduzir sintomas comuns durante o tratamento e melhorar a qualidade de vida. Estudos indicam que a prática regular também pode ajudar a prevenir a recidiva da doença.”
Luana Ramos, residente na cidade de Lagarto, relatou que a atividade física ajudou a aliviar alguns sintomas durante o seu tratamento. “Após o diagnóstico de câncer e durante o tratamento, eu perdi muita massa muscular, muito peso e me senti muito cansada. Comecei a fazer exercícios funcionais e isso me trouxe resultados positivos. Trato metástases pulmonar e óssea, faço atividade física, me sinto bem e hoje experimento uma transformação incrível”, conta a assistida muito atenta.