PACIENTES COM CÂNCER PODEM SER AFETADOS COM DISTÚRBIOS DO SONO

PACIENTES COM CÂNCER PODEM SER AFETADOS COM DISTÚRBIOS DO SONO

Geralmente, no decorrer da vida, você tem muita facilidade para dormir e nenhum problema com o sono. Até que recebe o diagnóstico de câncer, e o que não poderia ser muito fácil se torna difícil - em razão das inevitáveis mudanças - e o sono pleno vira um problemão.

Durante a quimioterapia - tratamento sistêmico utilizado para estagnar e/ou reduzir o desenvolvimento do câncer - é bastante comum o paciente desenvolver distúrbios do sono como dificuldade para adormecer, poucas horas de sono, ansiedade, preocupação, irritação, entre outros.

Mesmo após anos do tratamento e pós-diagnóstico, muitos sobreviventes do câncer relatam conviver com distúrbios do sono e todas essas dificuldades já citadas.

Pensando nessa realidade e com o objetivo de ajudar muitos pacientes com câncer a utilizar recursos capazes de obter um sono reparador, elencamos algumas dicas com base em publicação do Instituto Oncoguia:

* Aceitar ajuda e não se sentir mal por isso. Se estiver em tratamento, conversar com seu médico sobre a possibilidade de usar algum indutor de sono;

* No pós-tratamento, pedir ajuda ao seu médico para o desmame lento de remedios para o sono. A longo prazo, essas pílulas para indução de sono podem dificultar ainda mais o sono e não melhorá-lo;

* Tentar manter um horário regular de sono, apesar de viver, conviver e resistir a uma cultura conturbada 24 horas por dias, 7 dias na semana, 365 dias por ano. Vá à cama no mesmo horário todas as noites e acorde a mesma hora pela manhã. É possível, acredite!;

* Tentar jantar mais cedo, por exemplo, entre 18h e 19h. Isso dará ao seu organismo o tempo suficiente para finalizar o processo de digestão antes de dormir - o que pode até ser uma vantagem, porque algumas pessoas dizem que comer mais cedo também ajuda no controle do peso;

* Desligar a televisão pelo menos 1 hora antes de dormir. Procure ler algi ou ouvir um audiobook com a luz apagada;

* Tentar reduzir o uso do celular e redes sociais ao ir para a cama e quando utilizar, diminuir a intensidade da luz azul.

Com informações do Instituto Oncoguia.

 


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