As nozes podem ser grandes aliadas na batalha contra o câncer de cólon

6 de julho de 2018

Colhidas como frutos das Nogueiras – árvores originadas e comumente encontradas na Europa e na Ásia, as nozes são ricas em ômega 3, ômega 6, vitamina C, vitamina E, zinco, potássio e o aminoácido arginina. Apesar de serem calóricas, as nozes podem beneficiar a saúde do nosso organismo. Hoje, elas têm sido associadas à menor incidência da obesidade e do diabetes tipo 2 e à redução da resistência à insulina.

Tanto a obesidade como o diabetes são condições de saúde propensas a um maior risco de recorrência e morte por câncer de cólon. Em razão disso, as nozes podem ser grandes aliadas contra esse tipo de câncer cada vez mais incidente entre as populações de países desenvolvidos e em desenvolvimento.

De acordo com informações publicadas no site Oncológica do Brasil – um centro avançado de ensino, pesquisa e tratamento do câncer, um estudo observacional com 826 pacientes em tratamento do câncer de cólon em estágio III apresentou resultados significativos com menores chances de recorrência da doença e de morte dos pacientes que consumiram certa quantidade de nozes por semana em comparação aos que não ingeriram.

Não é de hoje que estudos comprovam – e a Organização Mundial da Saúde recomenda – a dieta como uma importante ferramenta na prevenção não só do câncer, mas também das doenças cardiovasculares. Esse é um dos primeiros trabalhos a associar o consumo de nozes com a redução da recorrência e da mortalidade por câncer de cólon.

Por isso, o projeto Navegação de Pacientes reafirma a importância do consumo da alimentação saudável, da prática regular de atividade física e da manutenção de hábitos saudáveis para melhorar a qualidade de vida, para a prevenção de doenças e, quando acometido por problema de saúde, para amenizar seus sintomas e efeitos colaterais e para ampliar as possibilidades de cura e de sobrevida.

O site Mundo Boa Forma, mantido pelo Portal R7, elencou 14 benefícios das nozes:

1- Prevenção do Câncer de Mama;
2- Saúde Cardiovascular;
3- Controle da Síndrome Metabólica;
4- Prevenção do Câncer de Próstata;
5- Saúde dos ossos;
6- Perda de peso;
7- Controle do nível de açúcar no sangue;
8- Saúde no cérebro;
9- Ganho de massa muscular;
10- Qualidade no sêmen;
11- Melhora do sono;
12- Prevenção do diabetes;
13- Combate o estresse;
14- Longevidade.

*Com informações da Oncológica do Brasil – Centro de Ensino, Pesquisa e Tratamento de Câncer e do Site Mundo Boa Forma