Os medicamentos são fundamentais para combater as células malignas e para regredir ou até mesmo eliminar o câncer. Mas, os remédios não são os únicos responsáveis pela recuperação e cura de pacientes com câncer. Um alimentação correta deve ser uma aliada muito poderosa. Por isso, medidas simples podem auxiliar o paciente em tratamento do câncer a combater as dificuldades em se alimentar bem.
Em geral, durante o tratamento oncológico, sobretudo na fase de quimioterapia, o organismo do paciente se fragiliza e diversos efeitos colaterais podem surgir como náuseas, vômitos, falta de apetite e diarreia. Para evitar a diarreia, o recomentação da Nutrição Oncológica é fazer uso de fibras insolúveis como os chás, leite sem lactose, massas não integrais e peixe.
De acordo com a Suzana Lima, gerente de Nutrição do Instituto do Câncer de São Paulo, em entrevista para a revista Viva Saúde, do portal UOL, o paciente com câncer que sofre com a diarreia precisa optar pelos alimentos obstipantes. “Nessa fase, o paciente deve escolher alimentos que causem prisão de ventre como o arroz, amido de milho, banana, maçã, pera ou goiaba sem casca”, afirma a profissional.
Ainda segundo a nutricionista, o importante durante o tratamento é não deixar de se alimentar e sempre que possível ingerir frutas, verduras ou legumes, beber água em abundância para hidratar o corpo e fracionar as refeições, de preferência de 3 em 3 horas, assim o organismo irá digerir melhor, além de evitar a sensação de mal-estar sentida ao comer em excesso.