Você sabe qual o seu tipo de sangue e o fator RH? Esse conhecimento pode até salvar sua vida em alguma de emergência

29 de junho de 2018

A receptação de sangue por um tipo incompatível pode desencadear uma série de reações alérgicas e destruição de hemácias pelo próprio sistema imunológico do paciente, levando-o até à morte. Você sabia disso? Não à toa, a identificação sanguínea do doador e do receptor é uma das grandes preocupações dos centros de hemoterapia de todo o País e do Mundo, antes de qualquer transfusão de sangue.

TIPOS DE SANGUE
Os tipos de sangue estão divididos em quatro grupos: A, B, AB e O. É o famoso sistema ABO, descoberto no início do século XX pelo médico e cientista austríaco Karl Landsteiner – prêmio Nobel de Medicina em 1930 -, pois suas pesquisas permitiram salvar vidas e garantiram transfusões de sangue corretas, o que possibilitou maior segurança nos procedimentos cirúrgicos.

Cada tipo sanguíneo é caracterizado pela presença ou pela ausência de determinados antígenos nos glóbulos vermelhos. A presença de aglutinogênio A, de aglutinogênio B, de aglutinogênio A e B e a ausência desses aglutinogênios vão especificar o tipo de sangue de cada indivíduo.

Nas análises laboratoriais, os anticorpos anti-a e anti-b são empregados aos sangues coletados para identificar o tipo do grupo sanguíneo tanto do doador como do receptor. Esse teste é chamado tipagem sanguínea e é realizado por profissionais de saúde – em geral, por biomédicos – que estabelece o tipo de sangue (se A,B, AB ou O) e o fator RH (positivo e negativo) que cada indivíduo possui.

COMPATIBILIDADE
Para saber se o receptor tem compatibilidade sanguínea com o doador, não basta identificar apenas o tipo de sangue, é necessário também conhecer o seu fator RH, que determina se o sangue é do tipo positivo ou negativo.

Assim, pessoas com sangue positivo podem receber sangue de pessoas com qualquer RH, mas só podem doar para quem também é positivo. Já pessoas com sangue negativo pode doar para quem é positivo ou negativo, mas só pode receber de quem é negativo.

COMUNS, RAROS E UNIVERSAIS

*Tipo A:  é um dos mais comuns e contém anticorpos contra o tipo B. Doa sangue para os tipos A e AB. Só recebe sangue de pessoas do tipo A e O;
*Tipo B: um dos tipos mais raros e contém anticorpos contra o tipo A.  Doa sangue para os tipos B e AB. Só recebe sangue de pessoas do tipo B e O;
*Tipo AB: um dos tipos mais raros e contém anticorpos A. É o receptor universal, por isso pode receber sangue de pessoas de todos os tipos. Mas só pode doar para pessoas do mesmo tipo sanguíneo;
*Tipo O: é um dos tipos mais comuns e contém anticorpos A e B. É o doador universal, por isso pode doar sangue para pessoas de qualquer tipo. Mas, só recebe sangue de pessoas do mesmo tipo sanguíneo.

Para ilustrar melhor, o projeto Navegação de Pacientes elaborou uma tabela exemplificativa com todos os tipos sanguíneos, seus respectivos fatores RH e para quem é possível doar e/ou receber. Confira!

*Com informações do site do Laboratório Oswaldo Cruz